Rodrigo Foster Soares Moratelli, nascido em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí – Santa Catarina, em setembro de 1976, filho do Leandro e da Maria Salete, foi uma criança ativa e curiosa, dedicado nos estudos, passou a acompanhar seu avô materno, Antonio Ferreira Soares, nas atividades diárias. Empresário no ramo madeireiro prezava pela qualidade e a integridade nas suas relações profissionais, familiares e pessoais. Sua conexão com seu avô era tão forte que em 1997 inclui o Antonio Ferreira em seu nome, passando a chamar-se Rodrigo Antonio Ferreira Foster Soares Moratelli.

Em 1992, inicia sua vida profissional na Regata Veículos concessionária da marca Fiat na função de lavador de veículos, passando por todos os setores e funções, se especializando em mecânica e elétrica automotiva, administração de concessionárias e remodelação do business para o novo milênio. Passando assessorar diretamente seu tio, Alirio Rodolfo Sens, proprietário da empresa, na condução de 16 concessionárias (motocicletas, motos e caminhões), administradora de consórcios (Consórcio Regata), ramo imobiliário (Regata Empreendimentos Imobiliários) e shopping automotivo (Vale Autoshopping).

Formado em direito, graduação que cursou ao lado de seu pai Leandro, sempre viu na disciplina uma base para todas as profissões. Especializou-se ao longo dos anos em administração privada e pública (cidades), processos gerenciais, identificação, gestão de risco e coordenação de eventos críticos (no ocidente e no oriente).

No ano 2006 respondendo a um apelo da sociedade civil, passou a integrar a equipe do prefeito e amigo Milton Hobus para auxiliar na administração da Prefeitura Municipal de Rio do Sul, ocupando o cargo de Secretário Municipal de Administração por 2 períodos (2006-2010 e 2012). Remodelando o Estatuto dos Servidores Municipais e o Plano de Carreira introduzindo mecanismos de avaliação 360° no estágio probatório e na avaliação de desempenho para progressão de carreira. E, que destaca ser o mais importante, organizando a gestão aproximando o servidor público da decisão e da execução das atividades, e aprovando as contas públicas no encerramento de 2 gestões (2005-2008, 2009-2012).

Convidado em 2013, passou a integrar a Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, no cargo de secretário adjunto, e em 2014 tornou-se Secretário de Estado. Em conjunto com um pequeno, mas muito esforçado grupo de colaboradores, fez a diferença e foi decisivo na construção de um verdadeiro e qualificado Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em Santa Catarina, hoje referência nacional e, mesmo, internacional. No coração desse sistema encontra-se o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), hoje espaço chave na gestão governativa geral de crises e, não somente, de Proteção e Defesa Civil.

Sendo um exemplo de inovação, de incorporação de tecnologia, de melhoria de processos e serviços, o CIGERD tem como principal missão promover, facilitar e apoiar os esforços conjuntos dos diversos setores e órgãos governamentais na redução de riscos e desastres. A estrutura do CIGERD estadual conta com o Centro de Monitoramento, Pesquisa e Alerta, o Centro Integrado de Operações e o Centro de Informação Pública, aos quais se ligam os CIGERDs Regionais, integrados às 20 Coordenadorias Regionais de Defesa Civil. Do CIGERD estadual são gerenciados os três radares meteorológicos, que cobrem 100% do território catarinense, e a antena de captação de imagens do satélite Goes 16, o mais avançado em monitoramento meteorológico. Assim, se tornou possível emitir alertas antecipados e de curtíssimo prazo que chegam à população por SMS, redes sociais e através do site da Instituição.
Soluções estas, realizadas e executadas na gestão de Moratelli.

Devido ao case CIGERD, a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC) foi agraciada com o Prêmio Inovação Catarinense Caspar Erich Stemmer 2019, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A Defesa Civil Catarinense foi, igualmente, alvo de referências de destaque e premiações por agências da OEA e ONU com o Prêmio Sasakawa Award for Disaster Risk Reduction em 2017.

Enquanto secretário, Rodrigo Moratelli foi Presidente do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (2017-2018 – CONGEPDEC).

E, em 2018, o ex Secretário de Estado de Defesa Civil, com obra destacada em vários domínios e, em especial, da autoproteção, idealiza o sonho da Qualitte que, agora, vai virando realidade pois, como escreveu Raul Seixas, em Prelúdio, “Sonho que se sonha só/É só um sonho que se sonha só/Mas sonho que se sonha junto é realidade!”.

O projeto Qualitte

No retorno integral à vida privada, iniciou seu trabalho de consultor e administrador de empresas. Percebeu, contudo, que não poderia deixar de lado todo o aprendizado na área de proteção e gestão de riscos e que chegara a hora de pôr em prática ideias deixadas de lado por via de seus compromissos com o serviço público.

Rodeando-se de um grupo de pessoas (sócios e consultores), que acreditavam no mesmo sonho, Rodrigo passou do “sonho sonhado só”, que permanecia em páginas de um caderno, para o sonho sonhado em conjunto, começando a tornar-se realidade. Das folhas do caderno o projeto saltou para os esquemas e mapas conceituais no quadro branco de seu escritório. Rapidamente, começou a tomar forma um projeto de novos serviços e negócios para atender o público 50 mais: o projeto Qualitte.

Ao longo do tempo, o depois dos 50 ou 60 anos era visto como velhice e sinônimo da retirada da vida ativa e do trabalho. Hoje os conceitos de idoso e velhice se esvaem e torna central o conceito de longevidade. O projeto Qualitte é encabeçado pela Qualitte Life Sênior (empresa âncora e holding, administradora de ativos, franqueadora, credenciadora e formadora), pretende dar uma resposta ao ainda vazio de mercado que é o público 50+.

Englobando vários outros serviços e produtos (em especial a Qualitte Service Sênior, a Qualitte Health Sênior e a Qualitte Loft Sênior), o projeto Qualitte arranca exatamente com os produto/serviço da Qualitte Aposentadoria. Ao fazê-lo se pretende que isso seja porta de entrada desse público maduro não só para a compreensão de que é muito importante planejar com antecedência a aposentadoria para não ter perdas, mas, essencialmente, entender que uma eventual aposentadoria, mais que um fim de… é um início de uma outra importante, plena e qualificada fase da vida.

Nosso slogan é o resumo do que estamos trabalhando:

¨VIVA TODA A SUA VIDA, VIVA COM QUALIDADE, SEJA QUALITTE!”