Em novembro, mais de 1,2 milhão de solicitações estavam à espera do instituto, segundo relatório
Desde setembro de 2020, o número de pedidos de benefícios à espera de análise do INSS é maior do que os que dependem de o segurado entregar documentos complementares. Em novembro, dos 1.920.221 requerimentos em análise, 1.250.897 aguardavam o INSS. Os dados são do Boletim Estatístico da Previdência Social mais recente.
“O volume de processos que chega para análise está tão grande que os funcionários ainda não conseguiram fazer a pré-análise” de acordo com o boletim.
Quem está na fila há mais de 45 dias pode reclamar da demora à ouvidoria do INSS, que tem 30 dias para dar uma resposta ao segurado. Outra opção é recorrer à justiça, por meio de advogado, e pedir um mandado de segurança para a implantação imediata do benefício.
No TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), responsável por processos de São Paulo e Mato Grosso do Sul, foram distribuídos 10.380 processos previdenciários em 2020.
Embora a maioria dos pedidos dependa do INSS pra serem concedidos ou indeferidos, 669.324 estão esperando o segurado enviar algum documento complementar e milhares ainda podem parar nessa nova fila após a análise inicial.
Outra situação que deve se atentar é quanto ao cumprimento das exigências, tanto quanto a apresentação de documentos comprobatórios como também demais solicitações para concessão do benefício. Caso não seja cumprida as exigências, o trabalhador poderá ter seu pedido extinto.
Com todas as questões apresentadas, a necessidade de se realizar um Planejamento Previdenciário se faz essencial para minimizar possíveis erros e riscos quanto a concessão de benefício, como também preparar de forma correta toda a documentação necessária para a elaboração do pedido, diminuindo a possibilidade de geração de exigências por parte do INSS.
Solicite apoio técnico profissional quanto a sua aposentadoria. Organização financeira, minimizar erros, realizar o pedido na data correta e obter o melhor benefício são essenciais para uma aposentadoria justa e isenta de revisões futuras.